Se preparando para a viagem


Está chegando o dia da viagem, sua mala está de regime para diminuir o peso, você arrumou alguém pra cuidar do Fido, comprou cadeados de mala, combinou que a sogra vai levar a família pro aeroporto, descobriu se precisa pagar passagem-extra pra levar a prancha… UFA! Mesmo sabendo que já está tudo certo, só dá pra relaxar depois que o check-in tiver sido feito e você já estiver esperando aquelas 2 horinhas pensando como tem tanta gente desocupada, incluindo você mesmo, lotando o aeroporto num dia de semana.

Mas antes de relaxar completamente, certifique-se de que não está faltando nada e veja algumas dicas que vão fazer você ficar ainda mais tranquilo durante sua viagem, podendo aproveitar 100% suas férias sem ter que pensar em nada que deixou pra trás.

Começando pelo básico, o passaporte:
Não se esqueça de verificar se ele está na validade. Para viajar ao exterior, o brasileiro precisar que o passaporte seja válido por ainda no mínimo 06 (seis) meses após a data de início da viagem. Caso precise renová-lo, não se preocupe. Basta entrar no site da Polícia Federal, preencher seus dados, pagar a taxa referente ao processo e agendar um dia para ir pessoalmente a alguma unidade da PF. Não deixe para última hora, pois apesar do serviço na PF ser rápido, dificilmente há horário disponível com menos de uma semana de antecedência ao agendamento. Além disso, certifique-se de que você está levando todos os documentos necessários para a renovação, porque sem eles você não vai conseguir de jeito nenhum!
O viajante só não precisa de passaporte ao viajar para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Para estes locais a carteira de identidade basta, desde que esteja em bom estado de conservação e que não tenha mais de 10 anos de emissão. Mas se você é daquelas que gosta de colecionar carimbos no passaporte (e quem não gosta?), certifique-se que ele está de acordo com as regras citadas acima. NENHUM OUTRO documento além do RG e passaporte será aceito.

Visto:
Cada país tem uma regra sobre necessidade de visto e custos diferentes para o processo. A maioria dos países da Europa requer visto de entrada e o turista deve tirar providenciá-lo junto aos consulados do respectivo país. Já em alguns outros, como da África, por exemplo, o visto é tirado in loco, no momento em que o turista desembarca. O melhor a se fazer é pesquisar nos site do consulados. Não se esqueça de fazer isso com antecedência também, pois é necessário estar com o passaporte em dia e outros documentos para obtenção do visto.

Além do passaporte, há alguns outros pormenores que merecem atenção e que vão facilitar sua organização antes e durante a viagem:

Cheque o clima no destino para preparar as malas de acordo. Você não vai querer carregar bagagem desnecessariamente pesada nem ter que comprar roupa pra não passar frio.

Tire os equipamentos da tomada antes de viajar. Aparelhos como TV, DVD, microondas e qualquer aparelho em stand-by também consomem energia.
Desligue o registro de água dos banheiros. Além de evitar vazamentos indesejados, uma goteira de semanas é um baita desperdício. A natureza agradece.
Agende o pagamento das suas contas. Não adianta descansar nas férias e depois ter dor de cabeça dobrada.
Cancele entregas de jornais, revistas e outros itens. Convenhamos, você não vai ler 10 dias de jornal atrasado.
Separe os documentos necessários como passaporte, certificado de vacinação (quando obrigatório) e vouchers necessários, num lugar de fácil acesso. Isso evita que você precise desfazer suas malas no aeroporto em busca de papeis.
– Faça uma cópia dos documentos e deixe os originais no cofre do hotel. O Brasil não é o único país onde você pode ser roubado e é bom se prevenir.
Identifique as malas com etiquetas que contenham seu nome, endereço, email e telefone de contato. Sugerimos que também cole etiquetas dentro de cada mala e que amarre uma fita colorida, facilitando a identificação na esteira de bagagens.

A preparação da viagem não inclui apenas tarefas chatas e maçantes. Tem algumas coisas que você pode fazer para deixá-la ainda mais gostosa e tirar proveito de tudo que o destino tem a te oferecer. Se não teve tempo de pesquisar sobre o destino antes da viagem, leve alguma leitura para passar o tempo seja antes de embarcar, nos tempos ociosos no aeroporto, ou até mesmo durante o vôo. Assim você pode desfrutar mais a fundo das riquezas culturais do país de destino. Aprenda algumas características locais, pequenos costumes, algumas frases. Tudo isso vai facilitar sua convivência com o povo local e tornar sua estadia mais agradável.

Por último, tenha a mente aberta para entender as diferenças culturais, aproveitar cada nova informação e para se divertir muito!

Anúncios

2 comentários sobre “Se preparando para a viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s